Sobre o blog LK…

LIMÃO KAFFIR…

…ou Lima de Kaffir. Citrus Hystrix. Makrut. As folhas e o fruto deste limoeiro são muito utilizadas para aromatizar curries e outras preparações da culinária do Sudoeste Asiático – Tailândia, Laos, Cambodja, Indonésia, Malásia, Burma e muitos outros. Seu aroma é único e insubstituível. Sua forma, em folha dupla, também é característica.

IMG_2495

O Limão Kaffir representa o objetivo deste blog, que é reproduzir com grande fidelidade a culinária global, utilizando-se ingredientes disponíveis no Brasil. É importante realizar um esforço extra para obter os ingredientes adequados e, assim, resultados fiéis à origem.

Já tive recomendações de substituir a folha de Limão Kaffir por aquela de nosso abundante limão cravo. É aromático, mas não é o mesmo. Encontram-se em lojas especializadas folhas secas de Limão Kaffir, importadas da Ásia, mas quase sem sabor. Pode-se trazer do exterior folhas em conserva ou em pó, mas mal substituem as frescas.

A única solução é plantar uma muda de Limão Kaffir. Assim, pode-se colher as folhas na hora de preparar o prato ou guardar-se alguns dias na geladeira. Felizmente, há aqui mudas de Limão Kaffir enxertadas em raíz de limão cravo, resistente, como todos os cítricos.

Enfim, em todas as receitas aqui apresentadas, toma-se um cuidado especial com os ingredientes a utilizar, a sua época, substituíndo-se só quando for inevitável e muito próximo ao original. Por exemplo, o nosso presunto “Royale” substitui muito bem um Jambón de Paris.

Prevalece, ainda, a preferência por ingredientes frescos e de produção local para substituir aqueles importados e, assim, sujeitos a processos de preservação em detrimento à sua qualidade. Como exemplo, encontramos aqui as excelentes manteigas da Normandia e Bretanha, mas são aquelas processadas para resistir a viagens e longa armazenagem. É preferível, assim, um produto local, como os laticínios do vale do Paraíba, no estado de São Paulo, onde se produz uma manteiga excelente.

Finalmente, todas as receitas aqui publicadas são testadas, ricamente ilustradas e incluem dicas e observações que, seguidas, certamente levarão a bons resultados logo na primeira vez. Indica-se a melhor época do ano para aproveitá-las. Recomendam-se vinhos para acompanhá-las, se possível um vinho ideal, mas lembre-se que a harmonização é sempre bem mais ampla do que se supõe.

APROVEITEM!

IMG_2479

Anúncios

6 comentários em “Sobre o blog LK…

  1. dilma disse:

    obrigada

    Curtir

  2. Dilma disse:

    Como cultivar o limão Kafir ?

    Curtir

    • Limão Kaffir disse:

      O mais fácil e com bons resultados é adquirir uma muda. Encontra-se na Ciprest http://www.ciprest.com.br, que fica em Limeira SP mas enviam por Sedex.

      A planta gosta de sol e água em moderação, se precisar um pouco de adubo para cítricos. Plantar direto na terra é melhor, mas dá certo também em um vaso grande – pode não dar frutos mas são as folhas que se usa em curries e outros pratos da Ásia Central.

      Bom proveito!

      LK

      Curtir

  3. Luiz Eduardo disse:

    Olá, gostei muito do blog que encontrei por buscar informações sobre limão kaffir.
    Será que a muda de limão kaffir fica bem em um vaso? Pode ser plantada no campo sem causar problemas a outras plantas no Brasil?

    Curtir

    • Limão Kaffir disse:

      Luiz, o limão kaffir é melhor na terra, mas dá para crescer em um vaso sim. Procure usar um vaso grande, quanto maior for o vaso maior a raiz e melhor a planta cresce. Dificilmente dará frutos, mas o que mais se utiliza são as folhas aromáticas na culinária do sudeste asiático. Quanto a plantar no campo, tenho a minha na terra ao lado de uma oliveira, não parece ter problemas. O ideal é um pouco mais longe do que esta está agora, para receber mais sol. Gostam de sol e não muita água. Plantar proximo a outras cítricas pode não ser uma boa ideia devido a polinização cruzada. Adquiri a minha muda na http://www.ciprest.com.br em Limeira, enviam por sedex também. O proprietário conhece muito sobre plantas e poderá responder melhor às suas duvidas.

      Curtir

      • Luiz Eduardo disse:

        Olá Limão Kaffir! Sabia que essa árvore era proibida nos EUA, por isso perguntei se havia problema da presença dela junto com outras plantas. Andei pesquisando e nos EUA essa árvore a proibição é porque carrega o pé de limão kaffir carrega uma bactéria que causa doença que afeta outras árvores de frutas cítricas. Não sabia da polinização cruzada…
        Tenho uma jaboticabeira aqui na sacada de casa e dá bastante fruto, a árvore tem cerca de 1,7m de altura. Seu crescimento fica apenas limitado pelo tamanho do vaso. Minha preocupação é se seria possível fazer o mesmo com o limão kaffir.
        Mas obrigado pela resposta! Entrei em contato com o ciprest já!
        Abç!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s