Velouté de Potiron

thumb_IMG_8257_1024

Sopa-Creme de Abóbora, receita francesa. A Velouté é uma receita base para uma grande variedade de sopas, ver notas.

Ingredientes:
Para 2 porções

1 Colher de Sopa de Cenoura, raspada e finamente picada
1 Colher de Sopa de Cebola, descascada e finamente picada
1 Colher de Sopa de Salsão, fibras removidas e finamente picado
50 g de manteiga
500 ml de caldo de vegetais ou galinha 1
300 g de abóbora, descascada e cortada em pedaços
Sal
Creme de leite e / ou leite

Preparo:

Derreter a manteiga em uma panela, fogo médio, mexendo ocasionalmente com uma colher de pau, até chegar a uma cor dourada (noisette). Imediatamente adicionar o mirepoix (cenoura, cebola, salsão picados) e um pouco de sal – fritar delicadamente para amaciar, sem caramelizar.

Adicionar o caldo e combinar, mexendo sempre. Aquecer até a fervura. Adicionar a abóbora. Abrandar o fogo, tampar e cozinhar até os legumes estarem bem macios, quase desmanchando. Bater em um liquidificador para homogeneizar e retornar à panela.

Aquecer sem deixar ferver. Verificar o sal e a consistência. Ajustar se necessário.

Neste estágio, pode-se esfriar e guardar ou congelar. Antes de servir, aquece-se as porções e adiciona-se, a gosto, creme de leite fresco, leite integral ou uma combinação dos dois.

thumb_IMG_8255_1024

Notas:

  1. O caldo pode ser até mesmo aquele de cubinhos, de boa qualidade, preparado conforme instruções. Se tiver o tempo de fazer um caldo a partir de ingredientes frescos, é o melhor que há. Basta cozinhar os ingredientes  imersos em água fria, sem sal, em fogo brando até formar um caldo saboroso. Uma panela de pressão, também em fogo brando, facilita o processo de extração de sabores, especialmente carnes e é excelente quando é necessário reduzir o caldo.
    Para esta sopa se recomendou caldo de legumes ou galinha por serem mais delicados e combinar com a abóbora, que é de sabor delicado também. Um caldo de carne, mais forte, também irá combinar e produzir um sabor como o que estamos habituados na culinária brasileira, que combina abóbora e carne seca ou quibebe.
  2. A receita de velouté é muito versátil. Pode ser realizada com uma variedade de legumes, inclusive combinando-se mais do que um. Este velouté de abóboras, com a adição de maçã verde descascada e picada, resulta em uma deliciosa combinação devido ao adocicado e ácido da maçã. Pode-se também adicionar os pedaços de legumes, cozinhando-os na própria sopa no final. Um exemplo é um velouté de aspargos verdes, separando-se as pontas para cozinhar no final.
  3. A foto acima mostra um pouco de creme na superfície para decorar. Pode-se decorar e também melhorar o sabor com uma gremolata (raspas de limão siciliano, alho ou cebola picadas e uma erva aromática), adicionar carne desfiada, camarões, azeite aromatizado. Um velouté de couve-flor combina muito bem com trufas, seja um azeite trufado, um creme de trufas, ou as próprias, frescas.
  4. Um acompanhamento clássico para sopas na França são os Gougères, delicados pães de queijo.

LK

Anúncios

2 comentários em “Velouté de Potiron

  1. Lylian Regina Valente Knorich disse:

    Sirvo esse creme de abóboras com gengibre também.
    Fica muito bom!

    Curtir

Os comentários estão desativados.