Gougères

thumb_IMG_8263_1024

Deliciosos “pães de queijo” da Borgonha, perfeitos para um aperitivo ou para acompanhar uma sopa. Fáceis de fazer e com consistência leve – a massa é a pâte-a-choux, a mesma dos éclairs, bombas ou carolinas, aqui em versão salgada. Importante é o queijo para se obter o sabor original – ver nota.

Ingredientes:
Para 2 porções (8 a 16 unidades)

80 g de farinha de trigo, peneirada
80 g de queijo Comté ou Gruyère, ralado ou picado 1
40 g de manteiga sem sal
120 g de água
2 ovos
Sal

Preparo:

Pré-aquecer o forno a 180 graus C. Preparar um forma baixa anti-aderente ou untada com manteiga.

Em uma panela revestida em teflon, aquecer a água, a manteiga e uma pitada de sal, até derreter a manteiga. Fora do fogo, adicionar a farinha de uma vez e combinar com uma colher de pau. Voltar ao fogo brando e aquecer, mexendo sempre, até a massa desgrudar da superfície da panela e ficar lisa.

Fora do fogo, amornar e adicionar os ovos, um de cada vez, mexendo até incorporar por completo. Incorporar o  queijo até formar uma massa homogênea.

Formar os gougères, enrolando ou usando um saco de confeiteiro, dispor sobre a forma, mantendo distância entre cada um eles.

Assar por 20 minutos ou até dourar, menos tempo se forem menores. Servir imediatamente.

thumb_IMG_8261_1024

Notas:

  1. Difícil encontrar o queijo Comté no Brasil, mas há o Gruyère suíço, para resultar no sabor característico dos gougèresNa falta destes, o queijo Estepe pode ser um bom substituto, ou algum queijo similar, adicionando-se 25% de parmesão ralado para um sabor mais forte. O Gruyère fabricado em nada lembra o europeu, é bem mais brando, mas pode ser utilizado com a adição de parmesão.
  2. Como aperitivo, praticamente todas cervejas ou drinks irão acompanhar bem os gougères. Vinhos, um branco seco pouco frutado, espumante ou rosé com boa acidez para combinar com o queijo são boas opções e, até mesmo um tinto não encorpado, especialmente se estiver acompanhando uma sopa. Brancos de Borgonha são perfeitos para acompanhá-los, por ser do mesmo lugar. Um Saint-Véran, Aligoté de Bouzeron, Puligny-Montrachet são algumas das muitas opções. Mais dicas no post Os Pequenos Grandes Vinhos de Borgonha.
Anúncios

Um comentário em “Gougères

  1. […] acompanhamento clássico para sopas na França são os Gougères, delicados pães de […]

    Curtir

Os comentários estão desativados.