Siamese Beef – Yum Nuea – ยำเนี้อ

IMG_5623

 

Esta saborosa salada contrasta refrescantes legumes crus e carne grelhada com temperos marcantes.

Ingredientes:

Para 4 porções:

Carne:

500 g de filet mignon ou contra filet em bifes espessos, grelhados ao ponto, descansados por 10 minutos e fatiados contra o grão e cortado em tiras OU,

400 g de roastbeef, fatiado e cortado em tiras

Molho Nam Yum:

O suco de 4 limões tahiti ou cravo; provar, se estiver amargo, refazer.

4 colheres de sobremesa cheias de açúcar de palmeira 1 ou demerara

Nam Pla (molho de peixe fermentado) 2

1 dente de alho grande ou 2 pequenos, descascados, brotos removidos, picados finamente

2 hastes de erva cidreira, somente a parte interna e branca, finamente fatiada

Salada:

Folhas de alface

4 tomates grandes ou 8 pequenos, divididos em gomos

3 pepinos, descascados e fatiados em ângulo

8 pimentas dedo de moça, vermelhas e verdes se possível, fatiadas em ângulo

Folhas de coentro fresco

Folhas de hortelã

Cebola roxa, fatiada em gomos finos, colocar em água gelada por alguns minutos e retirar

Sal

Preparo:

Salada:

Dispor as folhas de alface sobre um prato e arranjar os pepinos e tomates em volta, de forma decorativa. Gelar até a hora de montar.

IMG_5616

Molho Nam Yum:

Combinar todos os ingredientes, adicionando o açúcar e o Nam Pla aos poucos até se obter o equilíbrio entre o salgado, o doce e o ácido sem que um sobreponha os demais. Se estiver muito ácido, dilua com um pouco de água.

IMG_5604

Carne:

Colocar a carne fatiada em um recipiente. Adicionar 2/3 do molho Nam Yum, metade do coentro e hortelã fatiados, metade da cebola roxa e metade das pimentas fatiadas. Combinar e descansar uns poucos minutos em temperatura ambiente, mexendo algumas vezes.

IMG_5611 IMG_5613

Finalização:

Salgar um pouco os legumes, se desejar. Temperar com o molho Nam Yum restante.

Dispor a carne com todos os ingredientes e molho sobre as alfaces, no centro do prato. Distribuir o restante da cebola, coentro, hortelã e pimentas. Servir imediatamente.

IMG_5617

Notas:

  1. O uso do açúcar de palmeira resulta em um sabor inigualável ao molho Nam Yum. Pode ser encontrado em lojas especializadas. Caso contrário, substituir por açúcar demerara.
  2. O Nam Pla é um molho concentrado de peixe fermentado, indispensável nesta culinária. Seu uso requer cuidado para não exceder a quantidade, podendo arruinar o prato – é um produto com aroma desagradável que requer apenas pequenas quantidades para “levantar” o sabor do prato, além de salgar. Se tiver em dúvida, utilize sal e uma quantidade menor de Nam Pla. Encontra-se em lojas especializadas. Pode ser substituído por sal, mas não com os mesmos resultados.
  3. Este prato pode ser servido como uma entrada ou, acompanhado de arroz de jasmim tailandes, como uma refeição leve. Ou ainda, seguindo a tradição tailandesa, servido ao mesmo tempo que todos os demais pratos, inclusive sopas e outras saladas.

Harmonização:

As cervejas belgas tipo blanche acompanham perfeitamente estes pratos aromaticos, por conter aromas de laranja curaçao e coentro e apresentar uma refrescância que irá combinar bem com a complexidade de sabores.

Pode-se também acompanhar com vinhos frutados e refrescantes, como aqueles da Alsácia ou equivalentes do novo mundo, Riesling, Gewürztraminer, Sylvaner, ou ainda Sauvignon Blanc ou Viognier.

Anúncios