Uma combinação de ingredientes aromáticos, camarões e leite de coco compõem este delicioso curry.
Ingredientes:
Para 4 porções:
16 camarões grandes ou 24 médios, cascas e veias removidas
400 ml de leite de coco
50 ml de pasta de curry vermelho
Curcuma, coentro e cominho em pó
2 ou 3 folhas de limão kaffir
2 ou 3 hastes de erva cidreira, só a parte branca
Açúcar de palmeira, demerara ou branco 1
Limão tahiti
Nam Pla (molho de peixe fermentado) 2
4 pimentas dedo de moça, sem sementes, fatiadas
Folhas de coentro fresco
Cebolinha, fatiada (opcional)
Preparo:
Em um wok ou panela larga, verter o leite de coco e aquecer em fogo médio até borbulhar.
Adicionar a pasta de curry, mexendo sempre para distribuir e não ressecar nas bordas.
Adicionar um pouco de cada vez: pitadas de cúrcuma, coentro e cominho em pó; as folhas de limão, levemente quebradas para liberar o sabor; as hastes de erva cidreira, pressionadas pelo lado oposto da lâmina de uma faca para liberar o sabor; um pouco de açúcar, suco de limão e nam plá.
Mexer para combinar, adicionando um pouco de água se estiver espessando. Provar e ajustar os ingredientes acima – deve-se encontrar um equilíbrio entre todos os sabores, com o apimentado se sobrepondo e o adocicado, o salgado e o ácido igualmente perceptíveis e os demais ingredientes devem ser percebidos com mais sutileza, sem entretanto um se sobrepor ao outo. É neste princípio de equilíbrio de sabores e aromas que está a arte da culinária tailandesa.
Uma vez equilibrado, adicionar os camarões por uns poucos minutos, virando apenas uma vez, até cozinhar. Evitar passar do ponto, pois podem ficar duros.
Servir imediatamente, salpicados de coentro fresco, pimenta fatiada e cebolinha.
Acompanha arroz tailandes de jasmim.
Notas:
- O uso do açúcar de palmeira resulta em um sabor inigualável ao curry. Pode ser encontrado em lojas especializadas. Caso contrário, substituir por açúcar demerara ou branco.
- O Nam Pla é um molho concentrado de peixe fermentado, indispensável nesta culinária. Seu uso requer cuidado para não exceder a quantidade, podendo arruinar o prato – é um produto com aroma desagradável que requer apenas pequenas quantidades para “levantar” o sabor do prato, além de salgar. Se tiver em dúvida, utilize sal e uma quantidade menor de nam pla. Encontra-se em lojas especializadas. Pode ser substituído por sal, mas não com os mesmos resultados.
Harmonização:
Cervejas são um complemento agradável e refrescante para este prato. As blanche belgas são perfeitas, por conter aromas de laranja curaçao e coentro que combinam muito bem com esta culinária fragrante.
Vinhos frutados e refrescantes vão muito bem com este prato, especialmente um Riesling, Gewürztraminer, Sauvignon Blanc ou Viognier.