Camarões em Curry Vermelho – Gang Kaeng Pad – แกงเผ็ดกุ้ง

IMG_2442

Uma combinação de ingredientes aromáticos, camarões e leite de coco compõem este delicioso curry.

Ingredientes:

Para 4 porções:

16 camarões grandes ou 24 médios, cascas e veias removidas
400 ml de leite de coco
50 ml de pasta de curry vermelho
Curcuma, coentro e cominho em pó
2 ou 3 folhas de limão kaffir
2 ou 3 hastes de erva cidreira, só a parte branca
Açúcar de palmeira, demerara ou branco 1
Limão tahiti
Nam Pla (molho de peixe fermentado) 2
4 pimentas dedo de moça, sem sementes, fatiadas
Folhas de coentro fresco
Cebolinha, fatiada (opcional)

Preparo:

Em um wok ou panela larga, verter o leite de coco e aquecer em fogo médio até borbulhar.

IMG_2432

Adicionar a pasta de curry, mexendo sempre para distribuir e não ressecar nas bordas.

IMG_2433

Adicionar um pouco de cada vez: pitadas de cúrcuma, coentro e cominho em pó; as folhas de limão, levemente quebradas para liberar o sabor; as hastes de erva cidreira, pressionadas pelo lado oposto da lâmina de uma faca para liberar o sabor; um pouco de açúcar, suco de limão e nam plá.

Mexer para combinar, adicionando um pouco de água se estiver espessando. Provar e ajustar os ingredientes acima – deve-se encontrar um equilíbrio entre todos os sabores, com o apimentado se sobrepondo e o adocicado, o salgado e o ácido igualmente perceptíveis e os demais ingredientes devem ser percebidos com mais sutileza, sem entretanto um se sobrepor ao outo. É neste princípio de equilíbrio de sabores e aromas que está a arte da culinária tailandesa.

IMG_2435

Uma vez equilibrado, adicionar os camarões por uns poucos minutos, virando apenas uma vez, até cozinhar. Evitar passar do ponto, pois podem ficar duros.

IMG_2429 IMG_2439

Servir imediatamente, salpicados de coentro fresco, pimenta fatiada e cebolinha.

IMG_2426 IMG_2445

Acompanha arroz tailandes de jasmim.

Notas:

  1. O uso do açúcar de palmeira resulta em um sabor inigualável ao curry. Pode ser encontrado em lojas especializadas. Caso contrário, substituir por açúcar demerara ou branco.
  2. O Nam Pla é um molho concentrado de peixe fermentado, indispensável nesta culinária. Seu uso requer cuidado para não exceder a quantidade, podendo arruinar o prato – é um produto com aroma desagradável que requer apenas pequenas quantidades para “levantar” o sabor do prato, além de salgar. Se tiver em dúvida, utilize sal e uma quantidade menor de nam pla. Encontra-se em lojas especializadas. Pode ser substituído por sal, mas não com os mesmos resultados.

Harmonização:

Cervejas são um complemento agradável e refrescante para este prato. As blanche belgas são perfeitas, por conter aromas de laranja curaçao e coentro que combinam muito bem com esta culinária fragrante.

Vinhos frutados e refrescantes vão muito bem com este prato, especialmente um Riesling, Gewürztraminer, Sauvignon Blanc ou Viognier.

Anúncios