Em Roma, na primavera, prepara-se esta deliciosa sopa com ingredientes “da horta”. Temos os mesmos ingredientes aqui no início de nossa primavera, em meados de Setembro, fresquinhos e no seu melhor!
Clique no link para um VIDEO completo!
INGREDIENTES, 4 porções:
50 g de pancetta ou bacon
4 alcachofras grandes
500 g de favas
100 g de ervilhas
100 g de ervilhas “Snap Peas”
2 cabeças de alface romana
2 cebolas médias
Azeite de oliva extra-virgem
Limão siciliano
Sal
PREPARO:
Retirar as favas das vagens, separando-as da casca. Colocar as favas em água fervente por um minuto, retirá-las para água gelada (branquear). Com uma faca, escorar a pele de cada fava e removê-las. Reservar.
Cortar a base das alcachofras, sempre passando limão para não oxidar. Retirar todas as folhas. Aparar o fundo da alcachofra com uma faca fina. Cortar em cubos de 2 cm e reservar.
Cortar a alface romana em fatias de 5 cm e reservar, talos e parte verde em separado.
Descascar e fatiar finamente as cebolas. Picar a pancetta ou bacon. Reservar.
Aquecer em fogo médio 3 mm de azeite no fundo de uma panela, adicionar a pancetta ou bacon em pedacinhos. Fritar levemente, sem deixar dourar. Adicionar a cebola e o sal, fritar até murchar, sem deixar dourar. Adicionar 2 cm de água para formar o caldo e deixar aquecer, sem ferver demais, abrandar o fogo se necessário. Adicionar os vegetais na ordem a seguir, para garantir o tempo correto de cozimento de cada um:
Colocar os cubos de alcachofra. Cozinhar por 15 a 20 minutos ou até ficarem “al dente”.
Adicionar as vagens “Snap Peas”. Cozinhar por 10 minutos.
Adicionar as ervilhas. Cozinhar por 5 minutos.
Adicionar as favas e mais água para mal cobrir, se necessário. Cozinhar por mais dois minutos.
Adicionar os talos da alface romana. Cozinhar por mais um minuto.
Adicionar a alface romana, misturar rapidamente, tampar e apagar o fogo.
Descansar um minuto e servir imediatamente em pratos pré-aquecidos.
Acompanhar com azeite extra-virgem e limão siciliano.
Vinhos:
Um branco italiano jovem e refrescante combina bem com esta sopa, a primeira escolha seria um Orvietto Classico, por sua proximidade à Roma. Mas outros brancos italianos jovens como Pinot Grigio ou Soave acompanham bem. Se quiser algo mais refinado, um espumante Franciacorta é conhecido por acompanhar bem pratos a base de alcachofra. Ou, ainda, um Prosecco. Tintos também podem acompanhar bem, tomando-se os cuidados de escolher tintos de corpo leve ou médio como um Chianti e refrescá-los um pouco mais do que o costumeiro.